top of page

Como fazer MILHO HIDROPÔNICO para suas galinhas e economizar muito


A ração é a grande heroína e ao mesmo tempo a grande vilã na criação de galinhas.


Heroína, pois ela é a grande responsável pela alta produção e desenvolvimento de suas aves e consequentemente pelo seu lucro. Contudo, ela também acaba sendo o maior gasto que se tem na criação, e isso só piora quando se tem alguma crise econômica ou quando um dos seus principais produtos sofre um grande aumento por um motivo qualquer.

Pensando nisso, vou ensinar para vocês um jeito de economizar e ainda assim manter a qualidade alimentar para as galinhas, a utilização do milho hidropônico.


Este tipo de técnica, hidroponia, é muito utilizada no cultivo de flores, frutas e hortaliças (quem nunca comprou um alface hidropônico?) e de uns tempos para cá começou a ser utilizada para cultivar plantas e grãos que podem ser utilizados na alimentação do gado e de aves, sendo uma solução para baratear a alimentação e para complementá-la em tempos de estiagem.


No nosso caso, criação de galinhas, vamos focar no milho hidropônico e como prepará-lo de uma forma simples e econômica.

Vamos à parte boa, você não irá precisar ter um espaço grande para ter uma boa produção, nem ao mesmo ter terra para plantar, pois o sistema utilizado é a hidroponia. Você pode utilizar bandejas plásticas para o cultivo, mas existe um jeito mais prático e em conta, utilizando algo que certamente tem no seu sítio, muitas vezes sem estar sendo utilizada, uma lona.


Minha sugestão: utilize a areia, pois além de ser fácil de encontrar possui uma ótima absorção de umidade e nos meus testes o milho se desenvolveu muito bem nela, além de que os grãos dela que ficam no milho quando você for dá-lo para as galinhas não será nenhum problema, ao contrário, será uma adição interessante, pois as galinhas precisam ingerir estes grãos para o bom funcionamento da moela delas.


É bom deixar o material escolhido secando durante dois dias, caso esteja com algum traço de umidade.


Agora vamos ao milho. Você vai pegar ele e deixar dentro de um recipiente, pode ser um balde, em um período de 24 horas, totalmente submerso. Depois disso, você vai tirá-lo e vai notar que ele estará bem inchado, parecendo que está querendo brotar.

Feito isso, você irá semear ele sobre o material, até cobrir por completo a área, tomando o cuidado de deixar algum espaçamento entre eles para não prejudicarem o crescimento um do outro. Quando terminar o processo, você irá utilizar o mesmo material com que a lona foi forrada e irá cobrir todo esse milho.


Lembram que é uma técnica hidropônica? Então vamos ter de utilizar água para obter os resultados. Será necessário jogar água sobre o canteiro, duas vezes por dia bastam, de manhã e de tarde. Existem pessoas que utilizam produtos na água para acelerar o processo de crescimento, mas não se faz necessário isso.


Com cerca de 20 dias ele já estará pronto para ser dado para suas galinhas, e sem necessitar de nenhum preparo, basta pegar e dar para elas, que comerão tudo, a parte verde e o grão. Uma ótima alternativa.


---


Para adquirir ovos férteis e acessórios acesse nosso site:

👉🏻 www.criatorioneves.com.br


Garantias, vendas de aves e dúvidas de Segunda a Sexta, na parte da manhã:

📲 wa.me/5533991141887 (Somente Texto. Não atendemos ligação)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page